Ano | 2022 |
Nome | Festival Iminente Marseille |
Cliente | Festival Iminente |
Categoria | Direcção de Arte; Comunicação; Identidade Visual; |
Para o festival Iminente em Marselha, tivemos a oportunidade de criar a identidade visual e intervir no sistema de comunicação do muCEM (Museu das Civilizações Europeias e Mediterrâneas). A nossa abordagem não convencional concentrou-se na integração e transformação dos materiais de comunicação existentes do museu durante a semana do festival.
Desenvolvemos um sistema envolvendo fitas impressas que permitiam “parasitar” a comunicação existente. Essas listras foram estrategicamente posicionadas sobre cartazes e materiais existentes, criando novos significados. Esse método “hackeou” o sistema de comunicação do museu, trazendo uma perspectiva fresca e dinâmica à presença do festival dentro do espaço do museu.
Além dessa camada de intervenção, também nos concentramos nas peças de comunicação do festival, incluindo cartazes, sinalização, mapas, lonas e muito mais. Para isso, escolhemos uma tipografia criada por Benoit Bodhuin, que desempenhou um papel significativo na narrativa visual. As características arrojadas e únicas da tipografia inspiraram-nos a trabalhar com formas geométricas que se originaram da mesma. Essa integração resultou num design coeso e impactante.
Abraçámos o desafio de fundir nosso design com a estética existente do muCEM, garantindo ao mesmo tempo que a identidade do festival se destacasse com um grande impacto. O projeto foi uma exploração de como o design pode interagir com um espaço e transformá-lo, adicionando ao mesmo novas camadas de significado.